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INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA, LINGUAGEM E BRINQUEDO
 Resumo

ESSE TRABALHO FOI APRESENTADO NA 33ª REUNIAÕ DA ANPED, EM OUTUBRO DE 2010, EM CAXAMBU - MG, PELA PROFESSORA DOUTORA GLACY QUEIROS DE ROURE, DA PUC.
       Lendo o titulo do trabalho percebe-se que o texto vai falar da infância e o seu desenvolvimento atrelado ao brinquedo. No começo a autora começa falando da diversidade de valores atribuídos a criança a partir do século XVII. E que é a partir de Rousseau, que se começa uma pedagogia do respeito à condição infantil. E ainda, faz citações de vários estudiosos que se dedicaram à infância do nosso tempo.
       O texto é dividido em quatro partes, que são: experiência e memória, o brinquedo na historia, a repetição e o brinquedo e cultura escolar, brinquedos eletrônicos e tecnológicos.
       Na primeira parte, ela trás os conceitos de experiência e linguagens propostos por Benjamin e Agamben. E é a partir dessas experiências que a autora começa a segunda parte, o brinquedo na historia, falando da relação da criança com o jogo e o brinquedo e como essa relação é pensada numa pestectiva psicanalítica. E começa falando do trabalho, Historia do brinquedo e dos jogos de Michel Manson (2002) e vários outros estudiosos. Na terceira parte a repetição do brinquedo ela retorna a Benjamin, onde ele fala da importância da repetição na brincadeira. Na ultima parte Glacy Roure reflete sobre os efeitos produzidos por uma cultura escolar que, ao tomar o brinquedo e o jogo como instrumentos pedagógicos direcionados à aquisição de conhecimentos, pode vir a destruir seu valor de experiência. Também comenta sobre os brinquedos eletrônicos que perdem o valor da experiência, onde a criança segue comandos para brincar. E perde sua capacidade de criar de narrar de experimentar, onde a criança despede-se do mundo mágico do faz de conta. Glacy termina dizendo que não implica desconsiderar a importância do brinquedo na sala de aula da educação infantil.  A reflexão que ela apresenta tem como objetivo destacar o valor significante do brinquedo, e que seja devolvida a criança o valor de narrar e ao brinquedo seu valor de criação.